Cópia de Capa RT

A não cumulatividade do “regime regular” da CBS e do IBS (parte 9)

A Emenda Constitucional n.º 132/2023 “prometeu” uma não cumulatividade ampla para a CBS e para o IBS e a Lei Complementar n.º 214/2025 traçou os contornos concretos dessa modalidade de apuração tributária.

7) Anulação de créditos de CBS e IBS por operações imunes e isentas e sua manutenção por operações com alíquota zero

Nos termos do art. 51 e 52, da Lei Complementar n.º 214/2025, “a imunidade e a isenção acarretarão a anulação dos créditos relativos às operações anteriores”, porém, serão mantidos tais créditos “no caso das operações sujeitas à alíquota zero”.

Por essa linha, seguindo na formatação de um modelo de uma “não cumulatividade efetiva”, a Lei Complementar n.º 214/2025 determina que serão anulados os créditos de CBS e IBS daquelas operações de fornecimento do contribuinte que não são tributadas (e não geram débitos para o seu fornecedor) por conta de imunidade (ordem constitucional) ou isenção (ordem infraconstitucional). Porém, os casos de operações com alíquota zero para tais tributos (e que também não geraram débitos deles para o fornecedor) permitem a manutenção dos créditos de CBS e IBS relativos ás operações anteriores.

Cabe ressaltar que nesses casos de anulação (por imunidade e isenção) a Lei Complementar n.º 214/2025 estabelece que: (i) ela “será proporcional ao valor das operações imunes e isentas sobe o valor de todas as operações do fornecedor” e (ii) não se aplica a exportações, operações com livros, jornais, periódicos e do respectivo papel, serviços de comunicação de radiodifusão sonora e de sons e de imagens de recepção livre e gratuita.

Assim, em tais casos excepcionais, o contribuinte poderá manter os créditos relativos às operações não tributas para: (1) compensar com outros débitos, nos termos da Lei Complementar n.º 214/2025 ou (2) pedir seu ressarcimento.

Nesse contexto, não obstante o novo “material tributário brasileiro” pretenda aplicar o direito a créditos tributários de CBS e IBS exclusivamente para os contribuintes que suportaram o efetivo débito de tais tributos, determinando que operações não geradoras de tais débitos para seus fornecedores anulem os créditos a elas pertinentes, a própria Lei Complementar n.º 214/2025 estipula situações as exceções para essa diretiva geral quando exclui as operações com alíquota zero de tais hipóteses de “anulação creditória”.

Eis aí uma característica que reputo marcante do “material tributário brasileiro”: a sua inafastabilidade da extrafiscalidade, ante a indomabilidade da realidade por ele regulada, que a todo tempo apresenta situações a serem “tributariamente particularizadas” (o que, normalmente, é feito com alíquotas reduzidas).

Vamos avante!!!

Artigos recentes

O enquadramento no “regime regular” da CBS e do IBS

A Lei Complementar n.º 214/2025 estabelece enquadramentos obrigatórios e optativos para as modalidades de apuração contidas no “regime regular” da CBS e do IBS, permitindo, inclusive, que não contribuintes ou contribuintes de “regimes favorecidos” optem por recolher a CBS e o IBS por alguma de suas formas.

Leia mais »

As regras gerais do “regime regular” da CBS e do IBS

A Lei Complementar n.º 214/2025 utiliza determinadas regras do “regime regular” para estabelecer os parâmetros mínimos e gerais de todos os regimes jurídicos por ela criados (“regular geral”, diferenciados e especiais ou específicos). Assim, essas regras gerais serão utilizadas por todos os contribuintes da CBS e do IBS, independente da atividade econômica que desenvolvam, dos bens que circulem e dos serviços que prestem.

Leia mais »

A Reforma Tributária sobre o consumo e os regimes tributários

Em 16/01/2025 foi publicada a Lei Complementar n.º 214/2025 que regulamentou a Emenda Constitucional n.º 132/2024, concretizando uma parte da Reforma Tributária sobre o consumo, reformulando as diferenças entre os regimes tributários e “contratando” a relevante mudança das possibilidades tributárias para as atividades econômicas dos contribuintes a partir de 2027.

Leia mais »

Receba Atualizações Técnicas

Informe seu e-mail para acompanhar as publicações mais recentes.

plugins premium WordPress