Capa RT Horizontal

Os regimes diferenciados de CBS e IBS (parte 5) – Serviços de Educação

Na estruturação organizacional dos “regimes diferenciados” de CBS e IBS a Lei Complementar n.º 214/2025 cria uma “parte geral” e uma série de “disposições específicas” para determinadas atividades econômicas desempenhadas pelos contribuintes.

Nos termos do art. 129, da Lei Complementar n.º 214/2025, os serviços de educação têm “regime diferenciado” de CBS e IBS com redução de 60% da alíquota-padrão (com alíquota efetiva de 40%), sendo eles aqueles relacionados no Anexo II desta Lei.

O primeiro ponto a se considerar é o caráter sintético e enumerativo da abordagem que o Anexo II da Lei Complementar n.º 214/2025 faz sobre os serviços de educação submetidos à tal “regime diferenciado”, apenas utilizando a classificação dada pela NBS para determinar as atividades econômicas que são elementos desse conjunto.

Nessa linha, a categoria “serviços de educação” está tratada no Capítulo 22, da Seção V, da NBS, apresentando “notas explicativas” sobre as delimitações dos conceitos das diversas espécies desse gênero e, com isso, trazendo mais textos a serem interpretados pelos contribuintes (para além da simplicidade da abordagem promovida pela a Lei Complementar n.º 214/2025).

O segundo ponto de atenção com o “regime diferenciado” de CBS e IBS para os serviços de educação é a demarcação de seu fato gerador promovida pelo § único, do art. 129, da Lei Complementar n.º 214/2025, que estabelece que tal redução de 60% de CBS e IBS:

(i) só se aplica aos valores decorrentes da contraprestação dos serviços enumerados no seu Anexo II e

(ii) não se aplica a outras atividades econômicas diferente delas que sejam desenvolvidas nos quadrantes dos estabelecimentos onde os serviços de educação são prestados.

Assim, só fruirão da redução de 60% da alíquota-padrão de CBS e IBS os efetivos serviços de educação prestados pelo contribuinte, não se aplicando tal diminuição às operações que “materialmente gravitam em torno deles”, tais quais, por exemplo: venda de material didático e de alimentos.

Eis aí o contexto da redução de 60% da alíquota-padrão de CBS e IBS para os serviços de educação.

Vamos avante!!!

Vídeo explicativo:

Artigos recentes

O enquadramento no “regime regular” da CBS e do IBS

A Lei Complementar n.º 214/2025 estabelece enquadramentos obrigatórios e optativos para as modalidades de apuração contidas no “regime regular” da CBS e do IBS, permitindo, inclusive, que não contribuintes ou contribuintes de “regimes favorecidos” optem por recolher a CBS e o IBS por alguma de suas formas.

Leia mais »

As regras gerais do “regime regular” da CBS e do IBS

A Lei Complementar n.º 214/2025 utiliza determinadas regras do “regime regular” para estabelecer os parâmetros mínimos e gerais de todos os regimes jurídicos por ela criados (“regular geral”, diferenciados e especiais ou específicos). Assim, essas regras gerais serão utilizadas por todos os contribuintes da CBS e do IBS, independente da atividade econômica que desenvolvam, dos bens que circulem e dos serviços que prestem.

Leia mais »

A Reforma Tributária sobre o consumo e os regimes tributários

Em 16/01/2025 foi publicada a Lei Complementar n.º 214/2025 que regulamentou a Emenda Constitucional n.º 132/2024, concretizando uma parte da Reforma Tributária sobre o consumo, reformulando as diferenças entre os regimes tributários e “contratando” a relevante mudança das possibilidades tributárias para as atividades econômicas dos contribuintes a partir de 2027.

Leia mais »

Receba Atualizações Técnicas

Informe seu e-mail para acompanhar as publicações mais recentes.

plugins premium WordPress