Cópia de Capas R.T (18)

O STJ e o ICMS-ST como crédito de PIS e COFINS

Na semana passada o STJ definiu o Tema 1231 de Recursos Repetitivos para determinar que os valores de ICMS-ST não podem gerar créditos de PIS e COFINS para os contribuintes substituídos.

Na semana passada a 1.ª Seção do STJ definiu o Tema 1231 de Recursos Repetitivos, posicionando-se sobre a impossibilidade legal dos valores de ICMS-ST incluídos no custo de aquisição dos contribuintes substituídos lhes gerarem créditos de PIS e COFINS.

Segundo o STJ, isso acontece porque, nos termos do Tema de Repercussão Geral 69 do STF e de seu Tema de Recursos Repetitivos 11251 , como o ICMS-ST não integra a base de cálculo do PIS e COFINS tal “ICMS adiantado” não se configura como custo de aquisição das mercadorias compradas pelo contribuinte substituído por conta de ter sido tributado por tais contribuições na etapa anterior.

No julgamento o ministro Mauro Campbell Marques (relator) afirmou que: “Qualquer crédito concedido nessa situação é crédito presumido ou fictício, carecedor de lei específica. As contribuições ao PIS e à COFINS não incidem sobre o ICMS-ST na etapa anterior e não podem gerar crédito na etapa posterior”.

Nesse contexto, o STJ resolve mais uma das chamadas “teses filhotes” da Tese do Século julgada pelo STF (Tema 69 de Repercussão Geral).

Vamos avante!!!


1 Sobre o assunto vide artigo “O STJ e a definição da retirada do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e COFINS”, publicado em 22/12/2023.

Artigos recentes

Os regimes diferenciados e específicos de CBS e IBS

A Lei Complementar n.º 214/2025, em contrapartida ao “regime regular” de apuração de CBS e IBS, utiliza a atividade econômica do contribuinte para estabelecer “regimes diferenciados” e “regimes específicos” de tais tributos, atribuindo-lhes regras específicas em diversos aspectos de sua tributação.

Leia mais »

A “educação fiscal” sobre CBS e IBS

A Lei Complementar n.º 214/2025 prevê a possibilidade de 0,05% da arrecadação da CBS e do IBS serem destinados à programas de “incentivo à cidadania fiscal” com o fim de estimular a exigência pelos consumidores da emissão de documentos fiscais.

Leia mais »

A “operacionalização” da CBS e do IBS

A Lei Complementar n.º 214/2025 estipula expressamente três pontos fundamentais para a “operacionalização da CBS e do IBS”: a Plataforma Eletrônica Unificada, o Cadastro com Identificação Única e o Documento Fiscal Eletrônico.

Leia mais »

Receba Atualizações Técnicas

Informe seu e-mail para acompanhar as publicações mais recentes.