Cópia de Capas R.T (12)

O STF e a retirada do ISS da base de cálculo do PIS e COFINS

Está pautado para 28/08/2024 o julgamento presencial pelo STF de seu Tema de Repercussão Geral 118, que trata da exclusão do ISS da base de cálculo do PIS e COFINS.

Com a fixação do Tema de Repercussão Geral 69 do STF, para excluir o ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS, surgiram alguns “paralelismos jurídicos” sobre o assunto (denominadas de “teses filhotes”), dentre as quais: a retirada do ISS do âmbito de incidência de tais contribuições.

Nesse contexto, ante a amplitude do alcance de casos dessa discussão jurídica, o STF afetou o tema para classifica-lo como de repercussão geral e lhe atribuiu o número 118.

O julgamento do Tema 118 será retomado em 28/08/2024 e se encontra em placar de 4 a 4, restando os votos dos ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes e André Mendonça. 

Todo “público tributário nacional” encontra-se em estado de “espera curiosa” sobre esse julgamento, tendo em vista a sua identidade estrutural e material com o conteúdo do Tema 69 e as recentes e criativas decisões do STF sobre as demais “teses filhotes” em desfavor do contribuinte.

Aguardemos enquanto avançamos!!!

Artigos recentes

O enquadramento no “regime regular” da CBS e do IBS

A Lei Complementar n.º 214/2025 estabelece enquadramentos obrigatórios e optativos para as modalidades de apuração contidas no “regime regular” da CBS e do IBS, permitindo, inclusive, que não contribuintes ou contribuintes de “regimes favorecidos” optem por recolher a CBS e o IBS por alguma de suas formas.

Leia mais »

As regras gerais do “regime regular” da CBS e do IBS

A Lei Complementar n.º 214/2025 utiliza determinadas regras do “regime regular” para estabelecer os parâmetros mínimos e gerais de todos os regimes jurídicos por ela criados (“regular geral”, diferenciados e especiais ou específicos). Assim, essas regras gerais serão utilizadas por todos os contribuintes da CBS e do IBS, independente da atividade econômica que desenvolvam, dos bens que circulem e dos serviços que prestem.

Leia mais »

A Reforma Tributária sobre o consumo e os regimes tributários

Em 16/01/2025 foi publicada a Lei Complementar n.º 214/2025 que regulamentou a Emenda Constitucional n.º 132/2024, concretizando uma parte da Reforma Tributária sobre o consumo, reformulando as diferenças entre os regimes tributários e “contratando” a relevante mudança das possibilidades tributárias para as atividades econômicas dos contribuintes a partir de 2027.

Leia mais »

Receba Atualizações Técnicas

Informe seu e-mail para acompanhar as publicações mais recentes.

plugins premium WordPress