WhatsApp Image 2025-04-06 at 20.50.57

A não cumulatividade do “regime regular” da CBS e do IBS (parte 7)

A Emenda Constitucional n.º 132/2023 “prometeu” uma não cumulatividade ampla para a CBS e para o IBS e a Lei Complementar n.º 214/2025 traçou os contornos concretos dessa modalidade de apuração tributária.

5) Créditos de CBS e IBS para adquirentes optantes pelo Simples Nacional

Nos termos do parágrafo 2.º, do art. 41, da Lei Complementar n.º 214/2025, ao disciplinar quem serão os destinatários das regras do regime regular de apuração da CBS e do IBS, está atestado , excludentemente, que “os contribuintes optantes pelo Simples Nacional ou pelo MEI ficam sujeitos às regras desses regimes”.

Assim, em regra, os contribuintes que decidirem apurar e pagar seus tributos pelo regime da Lei Complementar n.º 123/2006 terão a CBS e o IBS determinados da forma própria do favorecido “regime simplificado”.

Porém, o parágrafo 3.º, do art. 41, a Lei Complementar n.º 214/2025, permite que os contribuintes do Simples Nacional/MEI apurem e recolham CBS e IBS pelo regime regular desses tributos, bastando que assim se manifestem nos termos da Lei Complementar 123/2006.

Nesse contexto, como a geração de créditos de CBS e IBS nas aquisições equivale à quantia paga pelos fornecedores a título de tais tributos, os contribuintes do Simples Nacional precisarão ter atenção sobre qual das duas formas de apuração de CBS e IBS atenderá a suas necessidades comerciais (Lei Complementar n.º 123/2006 x Lei Complementar n.º 214/2025), pois elas ensejarão variação na geração de créditos para os adquirentes de seus bens e serviços e, por isso, sua competitividade econômica.

Portanto, em regra, os contribuintes que optarem pelo “regime favorecido” do Simples Nacional, jurídica e operacionalmente, nada sofrerão de mudanças com a chegada da CBS e do IBS, podendo manter-se dentro da estrutura da Lei Complementar n.º 123/2006, salvo se decidirem adentrar ao “regime regular” de tais tributos criado pela Lei Complementar n.º 214/2025.

Novidades pragmáticas surgirão, certamente! Aguardemos… em movimento!

Vamos avante!!!

Artigos recentes

O enquadramento no “regime regular” da CBS e do IBS

A Lei Complementar n.º 214/2025 estabelece enquadramentos obrigatórios e optativos para as modalidades de apuração contidas no “regime regular” da CBS e do IBS, permitindo, inclusive, que não contribuintes ou contribuintes de “regimes favorecidos” optem por recolher a CBS e o IBS por alguma de suas formas.

Leia mais »

As regras gerais do “regime regular” da CBS e do IBS

A Lei Complementar n.º 214/2025 utiliza determinadas regras do “regime regular” para estabelecer os parâmetros mínimos e gerais de todos os regimes jurídicos por ela criados (“regular geral”, diferenciados e especiais ou específicos). Assim, essas regras gerais serão utilizadas por todos os contribuintes da CBS e do IBS, independente da atividade econômica que desenvolvam, dos bens que circulem e dos serviços que prestem.

Leia mais »

A Reforma Tributária sobre o consumo e os regimes tributários

Em 16/01/2025 foi publicada a Lei Complementar n.º 214/2025 que regulamentou a Emenda Constitucional n.º 132/2024, concretizando uma parte da Reforma Tributária sobre o consumo, reformulando as diferenças entre os regimes tributários e “contratando” a relevante mudança das possibilidades tributárias para as atividades econômicas dos contribuintes a partir de 2027.

Leia mais »

Receba Atualizações Técnicas

Informe seu e-mail para acompanhar as publicações mais recentes.

plugins premium WordPress